Casados podem viver mais

22 de setembro de 2012


Estudo norte-americano considera que homens solteiros tendem a viver em torno de 10 anos a menos que os comprometidos, mas a qualidade da relação é essencial

Homens solteiros tendem a viver cerca de uma década a menos que os casados, segundo um estudo realizado por especialistas da Universidade de Louisville, no Kentucky, Estados Unidos.

A pesquisa, cujo autor principal é o professor-assistente de sociologia David Roelfs, foi feita com base em uma análise de outros 90 estudos com mais de 500 milhões de pessoas nos últimos 60 anos.

Os casados ganham disparados em saúde e longevidade quando comparados aos solteiros, conforme os resultados. Esses apresentam 32% mais risco de morte que aqueles. Em números reais, um homem solteiro tende a ter entre 8 a 17 anos a menos de vida que seus parentes e amigos casados.

Uma das causas, segundo Roelfs, é que algumas sociedades não estendem aos solteiros os mesmos benefícios sociais (assistência médica e previdência) com que contemplam os casais, principalmente os com filhos. Outras tendências apontadas pelo sociólogo são alguns maus costumes masculinos, como o de não se consultar regularmente com médicos e o de ser mais desregrado com a alimentação. “Se você é casado, são maiores as chances de sua esposa insistir para que coma melhor e vá ao médico com frequência”, diz. Apesar disso, o professor cita que às vezes um solteiro pode receber os mesmos conselhos de seus familiares e amigos, o que já ajuda muito.

Obviamente, Roelfs esclarece que a pesquisa mostra uma probabilidade, e não uma regra. Além disso, também depende da qualidade do casamento, sobre os efeitos de uma relação ótima, ruim ou indiferente sobre a longevidade. “Ninguém precisa de uma pesquisa para entender que um casamento de baixa qualidade será ruim para sua saúde”, conclui.

0 comentários:

Página Anterior Próxima Página Home